Notícias

Última Atulização: 04 out. 2016 | Autor:
Veja mais em: Últimas Notícias

Outubro Rosa: prevenir está em suas mãos

Outubro Rosa: prevenir está  em suas mãos

Outubro chegou e, junto com ele, a época mais cor-de-rosa do ano. Isso porque, neste mês, o mundo todo fica alerta sobre a importância de prevenir e rastrear a neoplasia que mais atinge as mulheres: o câncer de mama. O Outubro Rosa existe para lembrar todo o sexo feminino da necessidade de se consultar, pelo menos uma ver por ano, com mastologista ou ginecologista para exames preventivos, como a mamografia.

Para quem não sabe, a mastologia é a especialidade que se dedica ao estudo das glândulas mamárias. O profissional da área previne, diagnostica e trata as doenças de mama, por isso, ele sempre deve ser consultado quando se tem alterações mamárias ou se pensa em fazer alguma intervenção cirúrgica. Na falta dele, um ginecologista também pode realizar os procedimentos de prevenção. Não deixe de fazer os exames, com saúde não se brinca e prevenir está em suas mãos.

Abaixo, a AABB selecionou algumas dicas de prevenção, extraídas do portal de notícias BBC Brasil:

1) A mamografia é imprescindível, o mais importante exame na detecção precoce do câncer de mama. Pode ser feita a partir dos 35 anos, se a mulher tem antecedentes familiares de primeiro grau, quer dizer, mãe ou irmã com câncer. E anualmente após os 50 anos, para todas as mulheres. A maior incidência do câncer é entre 50 e 70 anos.
2) É preciso combater o excesso de gordura na alimentação. A gordura, em especial a gordura animal, aumenta o risco de câncer de mama. Após a menopausa, a gordura se transforma em hormônios e isso aumenta o risco.
3) O sedentarismo é o inimigo, aumentando em 30% os riscos vários tipos de tumores. Daí a importância da atividade física na prevenção da doença.
4) Fumar não está associado apenas a doenças cardíacas. Também pode influenciar no câncer de mama, bexiga e próstata.
5) A questão emocional é muito importante. Muitas mulheres que sofreram perdas, perderam filhos, maridos, empregos, desenvolveram câncer. O estresse contribui para a diminuição da imunidade e fragiliza o organismo, favorecendo alterações celulares. Com a imunidade reduzida, as células se multiplicam desordenadamente. É isso que caracteriza o processo cancerígeno, a multiplicação desordenada da célula normal.

Tags: