Notícias

Última Atulização: 19 jul. 2016 | Autor:
Veja mais em: Últimas Notícias

De BH para a humanidade

De BH para a humanidade

O conjunto arquitetônico da lagoa da Pampulha,  localizado em Belo Horizonte, próximo à AABB-BH, agora é considerado Patrimônio Cultural da Humanidade. A Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco) considerou o complexo, projetado por Oscar Niemeyer, uma verdadeira obra-prima.

A nossa região, a partir do dia 17 de julho, integra um seleto grupo reconhecido pela Unesco, do qual fazem parte as Muralhas da China, as Pirâmides do Egito, o Palácio Taj Mahal, os doze profetas de Aleijadinho, entre outros. Em Minas Gerais, será o quarto complexo conquistado, mas o primeiro modernista. Na lista estão os centros históricos Ouro Preto, Diamantina e o Santuário do Bom Jesus de Matosinhos.

Fazer parte da lista de Patrimônio da Humanidade traz crescimento social e ambiental, visibilidade, reforça a nossa identidade cultural e possibilita diversos acordos de cooperação entre todos os países participantes para promoção do patrimônio cultural e da diversidade cultura.

Histórico

A Pampulha estava na lista indicativa do Brasil desde 1996 e sua candidatura foi retomada pela prefeitura de BH em dezembro de 2012. Todos os monumentos do complexo foram construídos entre 1942 e 1943.

Tags: